O ministro Mauro Campbell Marques, em substituição à presidente em exercício do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministra Laurita Vaz, promoveu nesta quarta-feira (8) a abertura do II Fórum de Boas Práticas de Auditoria e Controle Interno do Poder Judiciário. O evento, que se estende até sexta-feira (10), acontece no auditório externo do tribunal.
O objetivo do fórum é disseminar boas práticas de gestão, processos de controle interno e auditoria adotados pelos tribunais, com fundamento nas recentes normas sobre a matéria, inclusive em decisões do Tribunal de Contas da União (TCU) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
A segunda edição do fórum recebe aproximadamente 300 representantes de 85 tribunais e órgãos do Poder Judiciário.
Boas práticas
Neste primeiro dia, o destaque ficou a cargo das palestras Governança, gestão das aquisições e papel das unidades de auditoria/controle interno do Poder Judiciário, proferida pelo ministro substituto do TCU Augusto Sherman; e A Importância do Controle Interno para o Fortalecimento da Gestão Pública, ministrada pelo ministro substituto do TCU André Luís de Carvalho.
Com tema O papel do controle interno e da administração no processo de Tomada de Contas Especial, o secretário de Controle Interno do STJ, Wilson Bezerra, também figurou como um dos palestrantes do dia. Para ele, os órgãos de controle interno recebem muitas atribuições, além de serem exigidos por uma série de normas que devem seguir.
Segundo o secretário, as discussões servem para fomentar os conhecimentos no campo de atuação desses órgãos. “No controle interno, quanto mais preparado, melhor o administrador vai se sentir no julgamento das suas contas perante o TCU e na otimização dos seus recursos. Ou seja, na atuação como fiscal interno dos próprios atos da instituição”, pontuou.
Paullo Raphael Marinho, da Coordenadoria de Auditoria de Licitações e Contratos (Calc), participante do evento, reconhece que o fórum é de muita importância para servidores que atuam na área e avalia que as palestras têm valido como aprendizado. “O fórum é um instrumento importante para a gente compartilhar as boas práticas adotadas em outros órgãos e, na medida do possível, adotar como práticas próprias internamente”, concluiu.
Mais por vir
O segundo dia do evento começa nesta quinta-feira (9), às 9h30, no auditório externo no STJ. Arnaldo Ribeiro Gomes, representante do TCU, abre os trabalhos com a palestra Auditoria baseada em riscos.
A programação ainda conta com palestras sobre Boa Prática em Reestruturação da Unidade de Controle Interno; Boa Prática em Parcerias, além de cases relacionados ao tema.
Confira o cronograma de palestras aqui.
Da Redação
Source: STJ