Ao abrir nesta quarta-feira (16) a primeira reunião de coordenação pedagógica de 2016 da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam), o diretor-geral do órgão, ministro Humberto Martins, afirmou que o propósito é promover a formação única e global da magistratura brasileira, sem distinção.
“Queremos uma magistratura de qualidade, produtiva e que esteja sintonizada com o mundo atual, quer no campo das relações humanas, quer no campo científico e jurídico. Por isso, estamos preparando formadores, trilhando o caminho de sempre avançar para o bem do Poder Judiciário brasileiro”, ressaltou o diretor-geral.
O ministro destacou a importância do papel dos formadores, realizado de forma voluntária. “Isso demonstra a espontaneidade, o sentimento e o amor pela magistratura. O sentimento de adquirir conhecimentos e ao mesmo tempo transferir esses conhecimentos para outros juízes. Essa troca de experiências e esse amor pela magistratura é que tornam a Enfam forte e a magistratura cada dia mais respeitada, porque nós acreditamos em juízes preparados, probos, responsáveis, mas, sobretudo, que saibam distribuir justiça com qualidade”, concluiu Humberto Martins.
O juiz Roberto Bacelar, do Tribunal de Justiça do Paraná, que participou do processo de implementação do curso de Formação de Formadores da Enfam, compartilha da opinião de Martins quanto à importância de haver integração entre as escolas judiciais e de magistratura, em âmbito nacional. “Esta sintonia e a redefinição dos programas de formação são necessárias a fim de que todos os magistrados tenham a mesma formação para prestar o melhor serviço à sociedade”, destacou Roberto Bacelar.
Participaram da abertura do evento o secretário-geral da Enfam, desembargador Fernando Cerqueira Norberto; o presidente da Comissão de Desenvolvimento Científico e Pedagógico, desembargador Eladio Luiz da Silva Lecey e a secretária executiva, Márcia de Carvalho.
Programação
A Reunião de Coordenação Pedagógica faz parte das ações de integração a serem promovidas pela Enfam com o objetivo de levar os magistrados formadores a avaliar as ações de formação anteriormente realizadas. Isso permite que eles apresentem proposições acerca da articulação do trabalho pedagógico com vistas ao desenvolvimento de competências para atividade jurisdicional.
Os formadores participarão até esta quinta-feira (17) de exposições orais, grupos de trabalhos e plenária. Também assistirão à palestra A construção interativa do conhecimento, em busca do desenvolvimento de competência, proferida pelo professor Vasco Moretto. O palestrante é mestre em Didática das Ciências pela Universidade Laval, de Québec, no Canadá e licenciado em Física pela Universidade de Brasília (UnB), com especialização em Avaliação Institucional pela Universidade Católica de Brasília (UCB).
Com informações da Enfam
Source: STJ