O ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Og Fernandes lançou nesta terça-feira (30) o projeto Justiça Viva, uma iniciativa de resgate da história da Justiça Federal. Formado por entrevistas de magistrados, o projeto será exibido pela TV Justiça e divulgado nas redes sociais do STJ e do Conselho da Justiça Federal (CFJ).
Entre os magistrados entrevistados, estão Ayres Brito, Gilson Dipp, Eliana Calmon, Nilson Naves e Sepúlveda Pertence. As entrevistas foram transcritas e reunidas em livro que compõe com os vídeos uma obra à disposição de pesquisadores e estudiosos da história da Justiça brasileira.
“É sempre uma satisfação celebrar o lançamento de trabalhos literários ou manifestos de merecida reverência à memória de pessoas – de laboriosa existência – e de instituições”, afirmou o ministro Og Fernandes, no lançamento do projeto, que contou com a presença do presidente do STJ, Francisco Falcão, e da vice-presidente da corte, Laurita Vaz.
Contador de histórias
“Orgulho-me ao apresentar à sociedade os frutos do Projeto Justiça Viva, voltado ao registro de respeitáveis testemunhas dedicadas à trajetória da Justiça Federal brasileira, a personagens que instituíram e a transformaram, permitindo que a contemporaneidade desate as distâncias entre as datas e impeça o desmedido esquecimento. Particularmente no fundo, sou um contador de histórias”, disse Og.
O lançamento do Justiça Viva foi feito por Og Fernandes antes da passagem do cargo de corregedor-geral da Justiça Federal ao ministro do STJ Mauro Campebell Marques, em solenidade realizada também na sede do CJF.
Programas
Serão nove programas de entrevistas exibidos pela TV Justiça. Cada edição conta com uma personalidade relacionada à Justiça Federal – como ministros, desembargadores, corregedores, juízes federais e presidentes – entrevistada por um jornalista, um historiador e um especialista em direito.
Essas personalidades contam, por meio de relatos sob perspectiva pessoal e profissional, os caminhos percorridos, as mudanças e momentos marcantes, o convívio com grandes personagens que marcaram a história da Justiça no País. Eles relatam até curiosidades sobre o que há por trás da rotina e do trabalho desenvolvido por décadas no Poder Judiciário.
Combate à corrupção, avanços do Código Penal, Comissão da Verdade, criação dos tribunais superiores, politização do Judiciário e a fundação do STJ, antigo Tribunal Federal de Recursos, foram alguns dos temas abordados durante as entrevistas do projeto.
Da Redação
Source: STJ