Os participantes da XIII Corrida do Judiciário – 16º Encontro de Corredores do Superior Tribunal de Justiça enfrentaram chuva forte na manhã deste sábado (22) para completar os percursos de 10 e 5 Km e a caminhada de 2,2 Km. Por causa do temporal, a largada foi dada cerca de 15 minutos após o horário previsto, às 9h30, pelo ministro do STJ Mauro Campbell Marques.
“A chuva atrapalha um pouco, mas não tirou a animação dos corredores”, afirmou o coordenador da prova, Sartre Santos, servidor do tribunal. Para a edição deste ano, foram inscritos 450 participantes, quase o dobro do registrado em 2015. “Tivemos que fechar as inscrições antes do prazo previsto por causa da grande procura. Infelizmente, temos um limite”, afirmou.
O coordenador atribuiu esse aumento da participação aos eventos esportivos sediados pelo Brasil em 2016 e à popularização das corridas de rua. “Acho que, por causa das Olimpíadas, as pessoas ficaram mais interessadas em participar de eventos como esse. E também tem aumentado muito o interesse por corridas, quase todo fim de semana tem uma prova em Brasília”, disse Sartre.
Prova
A largada e a chegada foram na pista de acesso entre o STJ e o Tribunal Superior do Trabalho (via 801), próximo à avenida das Nações (via L4 Sul). Os inscritos para os 5 km deram uma volta no percurso, enquanto os corredores dos 10 km fizeram duas voltas.
As premiações foram divididas por gêneros (masculino e feminino) e percurso (5 e 10 km), nas faixas etárias de 18 a 33; 34 a 49; 50 a 65 e acima de 65 anos. Todos os participantes receberam medalha de participação e um kit com camiseta, número de peito e chip de cronometragem.
Para André Azevedo, servidor do setor de segurança do STJ, a chuva contribuiu. “Acho que o temporal ajudou mais que atrapalhou. Corremos sem sol forte, como foi na edição do ano passado, sem aquele mormaço que prejudica muito o desempenho”, afirmou, ao terminar o percurso de 10 km.
“Valeu muito a pena, apesar da chuva que alagou alguns pontos do percurso. Gostei da estrutura da prova e também do percurso, que alternou subidas e descidas”, avaliou Kátia Torrão, servidora do INSS, vencedora da prova de 5 km na categoria de 50 a 65 anos.
Resultados
Os vencedores gerais da categoria 5 km foram Carlos Alexandre de Oliveira Struck e Dalcione Rocha da Silva Furtado. A prova dos 10 km foi vencida por Ururatan Silva e Mônica Passo. O resultado completo estará disponível a partir do dia 26 na página da organização da prova na internet.
“A corrida pesou um pouco por causa das enxurradas, mas valeu a pena. A melhor parte foi ganhar”, comemorou Carlos Struck, servidor do Superior Tribunal Militar (STM), ao final de sua primeira participação na Corrida do Judiciário.
Source: STJ