A presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e do Conselho da Justiça Federal (CJF), ministra Laurita Vaz, emitiu nota de pesar pelo falecimento de d. Paulo Evaristo Arns, arcebispo emérito de São Paulo, ocorrido nesta quarta-feira (14).
Eis a íntegra da nota:
O Superior Tribunal de Justiça manifesta profundo pesar pelo falecimento do arcebispo emérito de São Paulo, cardeal Dom Paulo Evaristo Arns. O exemplo de retidão e a luta constante em prol dos desassistidos fazem de sua passagem uma perda irreparável não só para o país, mas para o mundo.
Ao longo de sua trajetória, foram incontáveis as contribuições de Dom Paulo. Ressaltam-se dessa lista a luta contra a tortura e pelo restabelecimento da democracia no país, materializada na concepção da Comissão Justiça e Paz de São Paulo e do projeto Brasil: Nunca Mais. Dentro da Igreja, deixa como legado o exemplo do sacerdócio voltado aos valores franciscanos com resoluta abnegação e eterna doação às causas de crianças, pobres e enfermos.
São parte de sua extensa obra social a implementação da Pastoral da Criança ao lado da irmã Zilda Arns, de saudosa memória, a criação de paróquias, centros comunitários e a formação de uma legião de religiosos que promovem trabalhos essenciais de assistência social por todo o país. Além de uma fonte de inspiração, Dom Paulo foi bússola para todos os que sonham com uma sociedade mais justa e fraterna.
Laurita Vaz
Presidente do Superior Tribunal de Justiça e do Conselho da Justiça Federal
Source: STJ