O Tribunal da Cidadania participa do Outubro Rosa com uma série de ações de solidariedade e de conscientização relacionadas à prevenção do câncer de mama. Ao abrir a campanha, a presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministra Laurita Vaz, destacou que a doença aflige pessoas de todas as faixas etárias e, segundo a Agência Nacional de Saúde, é a segunda maior causa de mortes no Brasil.
“Muitos óbitos poderiam ser evitados com o diagnóstico precoce e com o tratamento tempestivo. Daí a importância dessas ações”, disse ela. Para a ministra, é preciso que as mulheres se conscientizem da importância da prevenção.
“Faço um apelo a nossas ministras, servidoras e colaboradoras para aprender, praticar e ensinar as suas amigas, irmãs e filhas o autoexame, primeiro passo para o diagnóstico precoce e para a cura da doença”, acrescentou.
As atividades da campanha estão a cargo da Secretaria de Serviços Integrados de Saúde do STJ, que montou um estande onde enfermeiras do Instituto de Câncer de Brasília usarão uma prótese de silicone para orientar as mulheres sobre o autoexame da mama.
Em outro estande, haverá corte e doação de cabelos e recolhimento de lenços para doação a mulheres em tratamento contra o câncer. Todo o material arrecadado será doado para a Abrace, a Rede Feminina de Combate ao Câncer de Brasília e o Instituto Quimioterapia e Beleza.
Durante todo o mês, o prédio do STJ vem sendo iluminado à noite na cor rosa, símbolo da campanha.
Source: STJ