Estão abertas até 15 de agosto as inscrições para o Workshop Constelações Familiares e sua aplicação no Direito, promovido pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados Ministro Sálvio de Figueiredo Teixeira (Enfam). O evento, gratuito, ocorre no dia 17 de agosto, no auditório externo do Conselho da Justiça Federal (CJF), e é aberto a magistrados e operadores do direito.
No workshop, a especialista Sophie Hellinger, diretora do Instituto Hellinger leben Schulle, da Alemanha, demonstrará a prática das constelações familiares e das leis sistêmicas decodificadas por seu marido, Bert Hellinger, como forma de compreensão e tratamento dos conflitos.
Terapeuta e filósofo alemão, Bert Hellinger é criador das constelações familiares e descobridor de ordens sistêmicas que regem a vida e os relacionamentos, as denominadas “ordens do amor”.
Ele descobriu como membros de um sistema familiar seguem padrões e destinos trágicos de seus antepassados por meio de vínculos inconscientes, e desenvolveu uma ciência pela qual essas dinâmicas ocultas (conhecidas como emaranhamentos sistêmicos) podem vir à consciência e ser tratadas rapidamente.
O filósofo é autor de mais de 83 livros traduzidos em 30 idiomas. Sua abordagem inovadora vem ganhando cada vez mais espaço no meio psicoterapêutico e em áreas como educação, medicina, coaching, consultoria empresarial, entre outras. Aos 90 anos de idade, Bert Hellinger continua viajando o mundo ao lado de sua esposa Sophie Hellinger, ensinando a prática das constelações familiares para milhares de pessoas.
Pioneirismo
O Brasil foi pioneiro na utilização das constelações no âmbito do Judiciário para facilitar as conciliações e a resolução de conflitos em diversas áreas, pela iniciativa pioneira do juiz Sami Storch, do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJBA), que vem sendo replicada por diversos tribunais, entre advogados e por outros profissionais, no que diz respeito à mediação e à conciliação de conflitos.
O emprego da técnica da Constelação Sistêmica permite identificar os conflitos humanos que se escondem por trás das demandas judiciais. A constelação esclarece as percepções equivocadas das relações familiares que repercutem no convívio social e comunitário e constrói percepções positivas, pois favorece a expressão das emoções genuínas.
Em abril deste ano, a Escola Nacional da Magistratura (ENM) promoveu palestra sobre o tema, no Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT).
Dinâmica
O Workshop Constelações Familiares e sua aplicação no Direito ocorrerá das 10h às 18h. O número de vagas é limitado.
A Enfam optou pela modalidade workshop para abordar o assunto, por se tratar de uma dinâmica que enfatiza a troca de ideias e a demonstração e aplicação de técnicas. O workshop difere de uma palestra, pois a plateia é convocada a participar do evento ativamente, não como meros espectadores, mas interagindo com o que está acontecendo. Trata-se, portanto, de uma atividade de caráter mais prático.
Clique aqui e faça a sua inscrição.
Da Redação, com informações da Enfam.
Source: STJ